Multipropriedades se consolidam como opção para quem busca casa de férias de alto padrão

Nosso Blog

O sonho de poder usufruir de uma casa própria na Serra Catarinense tem se tornado cada vez mais possível com o crescimento do mercado de multipropriedades. O modelo de negócio, que já existe há décadas em países europeus e nos Estados Unidos, vem ganhando força no Brasil e chegou ao município de Bom Jardim da Serra movimentando a economia e todo o ecossistema regional. Com a modalidade, é possível comprar a cota de um empreendimento imobiliário, que dá direito ao seu uso por um período pré-determinado durante o ano.

Idealizadas pela Weber Cidades Inteligentes, as casas temáticas Holidays, por exemplo, seguem este formato. Elas foram pensadas para oferecer uma experiência diferenciada aos condôminos, com o conforto e a tranquilidade típicas de uma casa de alto padrão. De acordo com a diretora da W House, Flávia Weber, empresa administradora das casas de multipropriedade, quando o proprietário chega para passar suas férias no local, ele encontra um ambiente perfeitamente limpo, organizado e completo. “Já temos alguns imóveis neste formato, e recentemente lançamos também a Casa do Guardião, que vem para celebrar a Rio do Rastro Marathon, uma das corridas mais difíceis do Brasil. Uma casa inspiradora com todo conforto para os amantes dos esportes conectados à natureza desfrutarem da Serra Catarinense”, enfatiza .

Impulsionado na região pela Weber desde 2016, o modelo de negócio segue em franco crescimento não apenas na Serra Catarinense, mas em todo o país. É isso o que mostra o relatório Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades do Brasil, realizado em 2021 pela consultoria especializada Caio Calfat Real Estate Consulting. De acordo com o estudo, no ano passado, o país já contava com 128 empreendimento desde tipo, tendo um crescimento de 17% com relação a 2020. A movimentação em volta da modalidade tornou-se mais intensa a partir de 2018, com a aprovação da lei federal que trata dos direitos e deveres das multipropriedades. Questões como garantia de registro em cartório, mobilidade de contrato para herdeiros, revenda das cotas ou permissão para locação do período contratado foram resolvidas, tornando o negócio sólido juridicamente e atraindo cada vez mais interessados.

O CEO da Weber Cidades Inteligentes, Fernando Weber, conta que essa nova possibilidade de negócio, aliada ao clima agradável da serra, foi o que inspirou a empresa a apostar no pioneirismo na região. “É uma forma de uso inteligente de um bem, com melhor aproveitamento físico e financeiro” diz ele, ao lembrar: “Nossas casas temáticas vêm para inovar e dar mais um passo em busca da complementação do Condomínio Altos da Serra, que é o maior case de transformação do mercado imobiliário de Santa Catarina. Com um Valor Geral de Vendas (VGV) acima de R$ 200 milhões, já sendo um dos maiores geradores de impostos de Bom Jardim da Serra, o condomínio valoriza as belezas da nossa serra, dando oportunidade às pessoas de terem uma casa de campo de alto padrão, com um valor bastante reduzido”, expõe Fernando.

As cotas adquiridas pelos coproprietários correspondem a semanas específicas do ano. A empresária Thayni Librelato teve a primeira experiência com o condomínio e o modelo de multipropriedade, encantou-se e hoje possui quotas da Casa do Embaixador do Churrasco e da Casa do Vinho. "Eu sabia que isso era comum em outros países, como os Estados Unidos, mas para mim ainda era algo esquisito, mas depois minha família acabou constatando que ficamos só com a parte boa da moradia, sem incomodações com manutenção e outras questões que se têm em um imóvel rural. É chegar lá e saber que vai estar tudo pronto para desfrutar", constatou. "Para a minha filha, estar na Serra é muito mais maravilhoso do que qualquer tipo de viagem, porque o condomínio é diferente, tem os bichinhos que ela não tem contato normalmente, pode brincar à vontade, andar à cavalo, entre outras atividades", conta.

Sobre a Casa do Guardião

A Casa temática do Guardião complementa o conjunto de multipropriedades Holidays, que já conta, também, com a Casa do Vinho, Casa do Embaixador do Churrasco, a Casa Holidays (estas já construídas), a Casa do Imigrante (em construção), além da Casa Motors, também em fase de comercialização. O novo lançamento da Weber tem uma linguagem moderna e uma ambientação aconchegante para o clima frio. Dividido em dois setores, o projeto conta com uma integração ampla entre as áreas de estar, jantar e cozinha e uma rampa temática em alusão a pistas atléticas de corrida. Também tem o Espaço Atleta, uma área de recuperação e lazer para esportistas, com lavabo, sauna, espaço de duchas, vestiário e um SPA com vista para o vale.

O arquiteto Guilherme Vettoretti conta que a Casa do Guardião propõe um passeio pela história da Serra Catarinense, região famosa pelo frio, pela neve e por cenários encantadores. “Desde a chegada pela pista, a casa é marcada por experiências, como a marcação de entrada que homenageia a Serra do Rio do Rastro, a decoração moderna e lúdica e o espaço para atletas profissionais ou de final de semana. O espaço é ideal para se adequar a diferentes estilos de vida, favorecendo a convivência dentro de um espaço projetado para maximizar a experiência na serra”, enfatiza.

Além disso, os proprietários das casas Holidays também podem usufruir de toda a estrutura do Condomínio Altos da Serra, como trilhas ecológicas, passeio a cavalo, concierge, churrasqueira, academia, quadra de esportes, sala de jogos e salões de festas.