Weber apresenta projeto HUB Costa Serra Mar aos vereadores durante sessão da Câmara em Araranguá

Nosso Blog

O vereador Samuca (PSD) apresentou requerimento e os vereadores de Araranguá, por unanimidade, aprovaram a apresentação do projeto Costa Serra Mar, desenvolvido pela Weber Cidades Inteligentes. O HUB tem os estudos e propostas coordenados pelo empresário Jean Vogel, parceiro da Weber na implantação de oito unidades entre Passo de Torres e Imbituba, chegando a Bom Jardim da Serra. A intenção é impulsionar os ecossistemas de inovação dessas cidades. A geração de empregos, criação de empresas de alta tecnologia e processos inovadores estão entre as principais estratégias.

A apresentação da rede de HUBs de Inovação foi realizada na sessão da última segunda-feira, 03 de julho de 2023, para que todos os vereadores acompanhem a implantação projeto sede, que será em Araranguá. “Nosso pleito não é político. Nossa proposta trata sobre o crescimento de cidades, estados e países a partir dos processos e iniciativas de inovação. A partir das ações do HUB Costa Serra Mar, Araranguá ganhará mais um impulso para entrar no mapa da inovação estadual, nacional e mundial”, apresentou Vogel.

O presidente norte-americano Dwight Eisenhower cria, em 1958, a Nasa. Em 1961, o presidente John Fitzgerald Kennedy desafia o país a colocar o homem na Lua antes do final de uma década. Jean Vogel cita este desafio que criou um propósito entre os norte-americanos. Todos estavam determinados a cumprir a missão. “Qual a missão de Araranguá. Onde a cidade estará ao final dos próximos 10 anos. É disto que se trata nosso projeto. Tornar a cidade relevante e com lugar de destaque entre as cidades brasileiras e mundiais quando o tema em pauta for a inovação, a cultura de desenvolvimento tecnológico e novas tecnologias”, ensina.

Para ser colocado em prática, além dos prédios já levantados pela Weber Cidades Inteligentes, além do bairro inovador e criativo, a partir dos investimentos de mais de R$ 60 milhões feitos pela empresa na cidade, é preciso inovação na legislação e ainda união em torno de um objetivo comum. “Esta união, somando pessoas, estruturas, necessidades, prédios, legislação, recursos públicos e privados, é que vai ajudar e garantir a conquista de um lugar diferenciado à cidade de Araranguá”, destaca Vogel.

O ecossistema construído pela Weber Cidades Inteligentes já tem entregues à população, aos empreendedores e à cidade, o Colégio Dehon, que oferece bolsas de estudos de até 100% para jovens do ensino médio, a sede da Unisul/Ânima, um polo tecnológico, em um bairro moderno, com arruamento de paver, com iluminação pública, meio fio, coleta de águas pluviais, coleta e tratamento de esgoto cloacal, o que pode garantir que Araranguá seja uma grande start up. Uma cidade inovadora.

“Nós já colocamos à disposição das pessoas, dos empreendedores e do empresariado, um espaço de coworking, um fundo de investimento no valor de R$ 10 milhões para garantir a instalação e desenvolvimento de empresas na cidade e no bairro. Este é um esforço conjunto”, garante Fernando Weber, CEO da Weber Cidades Inteligentes, lembrando que a empresa empreende hoje em mais de 25 projetos simultâneos em 18 cidades catarinenses e gaúchas.