Radialistas Chico Bento e Walmor Silva serão homenageados com nomes de rua no Três Caminhos

Nosso Blog

Duas vozes ainda preservadas nas memórias de milhares de sul catarinenses, Francisco Bento e Walmor Silva agora serão eternizados como duas ruas no município de Tubarão. A Câmara de Vereadores aprovou mais dois projetos de denominação de vias no bairro planejado Três Caminhos, empreendimento da Weber Cidades Inteligentes que já conta com 10 ruas batizadas com nomes relevantes para a história da cidade e da região na comunicação, saúde e empreendedorismo.

Ao todo dentro do bairro planejado serão 16 ruas, todas denominadas em homenagem a personalidades importantes para a cidade e a região, ligadas aos meios empresarial, de saúde e imprensa. A ideia da homenagem partiu do empresário Fernando Weber, CEO da Weber Cidades Inteligentes, e em parceria com a UNITV foram definidos homenageados e sugeridos ao vereador Nilton de Campos, que encampou a ideia. “É um singelo tributo a esses grandes homens que fizeram a diferença e têm ligação com a nossa história. Trata-se de uma função dos vereadores que cumprimos com satisfação”, disse o parlamentar.

Os vereadores tubaronenses já haviam aprovado outros nomes de vias do empreendimento, todas em homenagem a personalidades relevantes da cidade e região, ligadas aos meios da comunicação, medicina e empresarial: Moacir Rufino (radialista), Tony Marcos (jornalista falecido em 2021), Luiz Antonio Weber (fundador da Weber Empreendimentos, falecido em 2009) e José Müller (primeiro reitor eleito da Unisul, falecido em 2018), Eneas Paulo Allet Da Rocha (médico que trouxe o primeiro equipamento de ultrassom para a cidade), Ênio Batista (jornalista que morreu em 2011) e Berto Florêncio Koch (colunista que faleceu em 2020), além do colunista e vereador Álvaro Lopes (falecido em 2016).

Os homenageados

Walmor Silva nasceu em 1930 em Florianópolis e mudou-se para Tubarão aos 18 anos. A carreira na comunicação começou na Rádio Difusora de Laguna, onde começou a ganhar notoriedade na crônica esportiva. Passou também pelas rádios Tubá, Garibaldi e Tabajara/Bandeirantes. Versátil, atuou no esporte, apresentou programas de auditório e foi ator de rádio novela. Criou o serviço de alto-falante da Estação Rodoviária de Tubarão e também atuou em cargos públicos, como assessor de imprensa e chefe de gabinete na década de 1970. Foi casado com Maria Ambrosina Genovez, com quem teve seis filhos. Faleceu em 2009, aos 78 anos de idade, vítima de infarto.

Francisco de Assis Nunes Bento, conhecido como Chico Bento por ouvintes e colegas de imprnesa, deu os primeiros passos no rádio como sonoplasta, aos 16 anos, na Rádio Tabajara, onde cresceu e ganhou notoriedade. Chamou a atenção da Rádio Eldorado de Criciúma, onde trabalhou por cerca de 10 anos, antes de retornar a Tubarão para os microfones da Rádio Tubá. Passou por outras emissoras e estava na Rádio Santa Catarina quando teve a trajetória abreviada por um infarto, em 2002, deixando quatro filhos e milhares de ouvintes e admiradores.