Empresários e autoridades participam de debate sobre Educação para o Futuro na Cidade Universitária Araranguá

Nosso Blog

A necessidade de se colocar a educação como prioridade para impulsionar o desenvolvimento regional entrou na pauta de um encontro com a participação de lideranças empresariais e políticas do Extremo Sul de Santa Catarina. O evento organizado pelo LIDE-SC no campus da UniSul Araranguá teve como principal atração um painel com a participação do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Glauco Côrte, e o líder da vertical Smart Cities do LIDE-SC e CEO da Weber Cidades Inteligentes, Fernando Weber.

Com experiência nas áreas da educação e em liderança empresarial, Glauco Côrte trouxe à plateia uma profunda reflexão sobre as perspectivas e as qualificações dos jovens brasileiros. Entre os dados compartilhados, está o da evasão escolar no ensino médio, no qual um a cada três estudantes não concluem. Para o país, esse déficit gera uma perda média de R$ 220 bilhões por ano, o equivalente a 3,3% do PIB.

“Precisamos corrigir os descompassos do sistema educacional e investir na qualificação, no ensino técnico, que garante maiores chances de empregabilidade. Por outro lado, as empresas precisam estar mais abertas a receber os jovens e oferecer a oportunidade da experiência”, aponta. No entanto, ponderou a complexidade de se compreender a geração que está chegando ao mercado de trabalho. “Hoje as capacidades socioemocionais são muito consideradas nas empresas e nas relações interpessoais. Contrata-se pelas competências e demite-se por comportamento. Há 10 anos atrás não se tinha essa visão”, observa.

A aproximação de setor produtivo, inovação e universidade está no conceito da Cidade Universitária Araranguá, onde localiza-se o recém-inaugurado campus da UniSul no município do Extremo Sul de Santa Catarina, pontuou o outro painelista do evento, Fernando Weber. “Esse ecossistema criado aqui, com base no propósito de cidades inteligentes, se volta a gerar oportunidades para quem habita esses espaços, por meio da educação e da presença de empresas no Centro Tecnológico”, relatou.

Pelo lado da educação, o reitor da UniSul. Mauri Heerdt, relatou que há uma mudança de paradigma que motiva novos movimentos da instituição. “Não acreditamos mais no modelo onde os estudantes estudam e depois começam a trabalhar e sim na concomitância das duas coisas. Em breve uma nova metodologia de ensino vai aproximar ainda mais as salas de aula das empresas”, afirmou.

Trazer o debate sobre Educação para o Futuro consiste em um dos propósitos do LIDE-SC, organização que promoveu o evento, reunindo lideranças políticas e empresariais da região. “ “Temos no Sul de Santa Catarina uma região com enormes potencialidades e, na união dessas protagonistas, a região ganha poder e voz para alcançar grandes objetivos. Entre as principais razões de existirmos está a mobilização de empresas e empreendedores que trabalhem para que o seu entorno cresça junto”, frisou o CEO do LIDE-SC, Delton Batista.